Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/dermatologistaca/public_html/adm/includes/adodb/drivers/adodb-mysql.inc.php on line 349
Confira o melhor tratamento para celulite indicado para você

BLOG

Celulite [+]

A celulite afeta 85% a 98% das mulheres após a puberdade, acometendo todas as raças, embora as mulheres mais brancas sejam as mais afetadas. Raramente é observada em homens, mas pode ocorrer quando eles têm algum desequilíbrio hormonal. É caracterizada por um aspecto ondulado da pele de determinadas áreas do corpo, onde a gordura está sob influência do estrógeno (hormônio feminino), como nos quadris, coxas e nádegas; também pode ser observada nas mamas, parte inferior do abdome, braços e nuca. Apesar de não ser considerada uma doença, é uma preocupação estética muito importante para muitas mulheres. Ao contrário do que se pensa, obesidade não é uma condição necessária para a sua existência.

CAUSAS: ainda não foi completamente elucidada; existem inúmeras suposições não comprovadas. Os fatores predisponentes parecem ser hereditários tais como: sexo, etnia, biótipo corporal e distribuição de gordura. Mas hábitos alimentares inadequados, sedentarismo, estresse, medicamentos e gravidez, parecem atuar como fatores agravantes.
A celulite é classificada em graus (de I a IV), daqueles casos em que as depressões só aparecem quando se pinça a pele com os dedos ou os músculos se contraem, até o aspecto acolchoado e nodulações sempre visíveis.

TRATAMENTO: É uma queixa frequente no consultório. Mas é preciso ter cuidado e avaliar com crítica as propostas de tratamento que, muitas vezes, têm custo elevado e desproporcional aos resultados possíveis. As pacientes devem ser informadas que deverão fazer manutenção do tratamento caso queiram manter bons resultados, e que não existe um único tratamento isolado que tenha resultados tão gratificantes. É sempre recomendado que se mantenha uma boa dieta, de preferência orientada por nutricionista a fim de diminuir na dieta os alimentos que podem causar piora. Além disso, é fundamental manter uma atividade física regular, para diminuir a gordura localizada e enrijecer a musculatura, melhorando o aspecto da pele.

Muitos cremes têm sido sugeridos sem nenhuma evidência de eficácia e com pouco efeito, exceto a hidratação da superfície da pele. Muitos suplementos alimentares e misturas herbais estão disponíveis no mercado, com diversos apelos de benefícios na celulite e redução da gordura, mas sem nenhuma comprovação. Existem muitos procedimentos sugeridos que até apresentam alguma melhora imediata, mas em geral, não são apresentados os efeitos a médio e longo prazo. Entre esses procedimentos destacam-se: subincisão, drenagem linfática, radiação infravermelha, laser, radiofrequência, ondas de choque ou ondas acústicas, ultrassom focado etc.

O tratamento da celulite é muito difícil e deve ser pensado a longo prazo. É preciso cuidado com a imensa propaganda de produtos (cremes, suplementos) e “aparelhos” com promessa de resultados milagrosos, em geral de custo elevado e eficácia muito variável.


 

 
VOLTAR
Daniela Rodrigues Dermatologia © 2015.