Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/dermatologistaca/public_html/adm/includes/adodb/drivers/adodb-mysql.inc.php on line 349
Dermatologista Campo Grande MS |Dra. Daniela Rodrigues

BLOG

PREENCHIMENTO LABIAL

Lábios carnudos como o de Angelina Jolie são sinônimo de sensualidade e desejo entre as mulheres, famosas ou não.  Quem não nasceu com eles, pode recorrer ao preenchimento labial, procedimento estético que tem como propósito aumentar o volume e delinear o contorno da boca, e até mesmo corrigir assimetrias e rugas.  As celebridades brasileiras e de Hollywood usam o recurso há tempos: Megan Fox, Lindsay Lohan, Britney Spears, Jennifer Garner e Anitta, são só algumas delas.

A qualidade do resultado desse procedimento pode variar bastante, dependendo da habilidade do profissional que realiza e da qualidade do produto utilizado. A duração varia, em média, de 9 a 18 meses, também dependendo do produto utilizado.

Como é realizado o preenchimento labial?

A técnica varia de acordo com a necessidade de cada paciente: existem preenchimentos para realçar o contorno dos lábios, melhorar rugas labiais e periorais, aumentar o volume ou até mesmo a projeção dos lábios.

Quais são os produtos que são utilizados?

 A substância mais recomendada para o preenchimento labial é o ácido hialurônico, que é o mais seguro. Mas tem todo ácido hialurônico é igual. Os produtos possuem pesos moleculares, reticulações e cross-links diferentes, sendo produtos diferentes os utilizados em região labial e sulcos, por exemplo.

Dependendo da substância utilizada, o organismo poderia interpretar como um corpo estranho. Como já temos o ácido hialurônico no nosso corpo, mesmo quando é sintético, não ocorre a reação. Também pode ser feito com gordura do próprio corpo, mas o procedimento só é recomendado em caso de lipoaspiração, porque a paciente precisa estar anestesiada para retirar a gordura que será enxertada nos lábios.

O procedimento pode ser realizado em consultório?

O procedimento não chega a ser considerado uma cirurgia e pode ser realizado no próprio consultório, sem necessidade de internação hospitalar. O paciente pode retomar as suas atividades no mesmo dia. Mas em alguns casos, como pacientes com problemas de saúde, o procedimento deve ser realizado em hospiail ou clínica amparada com equipamentos para atendimento de emergência, como oxigenio e medicamentos.

É a mesma coisa que botox?

Não. As pessoas costumam chamar qualquer procedimento feito no rosto de botox, mas não tem nada a ver. O botox, ou toxína botulínica, é utilizado para amenizar as rugas dinâmicas, pois age diminuindo a ação dos músculos. É outro tipo de produto para efeitos completamente diferentes.

Os lábios ficam inchados após o procedimento? Quanto tempo demora até ficar o resultado efetivo?

Os lábios dos pacientes podem ficar inchados até 72 horas após a realização do procedimento, e em poucos dias os resultados já são aparentes. Na aplicação, o local pode ficar um pouco roxo. O resultado efetivo só aparece depois de três semanas e recomendamos que o paciente retorne ao consultório para avaliarmos.

Quanto tempo dura o efeito? Algum tipo de preenchimento dura para sempre?

O efeito do preenchimento labial com ácido hialurônico dura por volta de 9 a 18 meses, e necessita de aplicações periódicas para a manutenção dos resultados. A única substância que tem o resultado permanente é a PMMA, que tem microesferas de acrílico e era muito usada há alguns anos. Hoje em dia essa técnica não é mais recomendada porque pode dar uma reação inflamatória crônica, deixando a região sempre vermelha e inflamada, além de contra-indicar vários procedimentos no local posteriormente.

Quais são os riscos?

Os preenchimentos labiais com resultados insatisfatórios podem estar relacionados com a técnica de aplicação do médico e com a natureza do produto. Existe ainda risco de alergia ao produto, e oclusoes arteriais levando a necrose de l'abios e nariz, em casos de erro de tecnica. Resultados ruins tambem podem ocorrer por visão estética deturpada por parte do profissional e do paciente também contribui para estes casos. 

Para quem o procedimento é recomendado? Há contra-indicação?

A recomendação depende uma avaliação de um médico dermatologista. Existem situações de conta-indicação, como no caso dos pacientes que têm doenças autoimunes ou alergia ao produto aplicado. Também n~ao deve ser realizado em gestantes e pacientes com determinados problemas de sa'ude.

 

 
VOLTAR
Daniela Rodrigues Dermatologia © 2015.